A Toledo Presidente Prudente mantém, desde 2005, o Programa de Iniciação Científica (PICT), destinado a alunos da graduação e pós-graduação, bolsistas e voluntários, orientados por professores pesquisadores da instituição. O programa objetiva despertar a vocação científica nos alunos, proporcionando uma formação integral, articulando a pesquisa ao ensino.
Diretrizes
Os grupos de pesquisa da Toledo Presidente Prudente são norteados por um tema central – Relações Sociais Contemporâneas – e vinculados à linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento. Os eixos temáticos dos grupos são: Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, Relações Empresariais e Questões Sociojurídicas.
Programa de Bolsas
A concessão de bolsas e os respectivos valores aos alunos integrantes dos grupos de iniciação científica são estipulados, anualmente, por intermédio de edital, conforme disponibilidade orçamentária da Toledo Presidente Prudente.
A bolsa destina-se exclusivamente aos alunos da Toledo Presidente Prudente selecionados nos termos do respectivo edital e terá duração de um ano, podendo prorrogar-se por um novo período, mediante autorização expressa e prévia do Comitê de Avaliação de Projetos de Pesquisa e do Coordenador do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Veja aqui o regulamento do Programa de Iniciação Científica.
Grupos de pesquisa
Atualmente, estão em funcionamento quatro grupos de pesquisa, assim distribuídos:
| Área | Grupo | Coordenador | Eixo Temático | Encontros |
| Direito | O Estado de direito: aspectos políticos, jurídicos e Filosóficos | Prof. Dr. Sérgio Tibiriçá Amaral  Curriculum Lattes do coordenador | Questões Sócio-Jurídicas | Segundas-feiras, das 14h às 16h |
| Direito | Novas Perspectivas do Conhecimento – Processo Civil Moderno (Processo de Conhecimento e Acesso à Justiça) | Prof. Dr. Gelson Amaro de Souza  Curriculum Lattes do coordenador | Questões Sócio-Jurídicas | Segundas-feiras, das 13h às 15h |
| Negócios | Estratégia e Competitividade Empresarial | Prof. Dr. Hiroshi Wilson Yonemoto  Curriculum Lattes do coordenador | Relações Empresariais | Terças-feiras, das 17h às 19h |
| Serviço Social | Políticas de Atendimento à Família, Criança e ao Adolescente | Profa. Ms. Juliene Aglio de Oliveira  Curriculum Lattes do coordenador | Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional | Sextas-feiras, das 17h às 19h |
Encontro de iniciação científica
Anualmente, os alunos e pesquisadores de iniciação científica participam do ETIC (Encontro Toledo de Iniciação Científica), evento que possibilita a divulgação das pesquisas realizadas na Toledo Presidente Prudente, bem como o intercâmbio com alunos e pesquisadores de outras instituições da região e de outros estados. Os artigos selecionados para o ETIC são publicados nos anais do encontro, em CD-Rom (ISSN 1809-2551) e em versão eletrônica (ISSN 21-76-8498). Além do ETIC, os bolsistas são estimulados a participar de eventos científicos externos, por meio de um programa de fomento de viagens.
Informações
O Programa de Iniciação Científica é coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas. Informações adicionais podem ser obtidas no NEPE (em frente ao Salão Nobre), pelo telefone (18) 3901-4004 ou pelo e-mail nepe@unitoledo.br.