Você no Mercado: o coordenador do bacharelado em Educação Física, Rodrigo Detone, descreve as oportunidades da área

Mariana Páscua

O profissional que concluir o Bacharelado em Educação Física pode desenvolver trabalhos em diversos segmentos nas áreas de esporte, lazer e saúde. A amplitude do mercado permite a atuação do profissional como personal trainer em academias, clubes, recreação e lazer em condomínios e eventos. Ele também atende a grupos especiais com a prescrição de exercícios, como idosos, crianças, pacientes em tratamento e atletas profissionais.

“Há um mercado promissor para os formados em Educação Física”, afirma o coordenador do curso de Educação Física (Bacharelado)  do UniToledo, Rodrigo Detone. Ele comenta as possibilidades de ocupação na área, os segmentos com maior demanda e o perfil do profissional de sucesso. Detone comenta ainda sobre as experiências adquiridas ao longo da graduação, oportunidades de estágio e a preparação para o mercado de trabalho fornecida pelo curso. Confira a entrevista:

CRESCIMENTO
Com a busca pela melhoria da qualidade de vida, o mercado vem crescendo. O exercício físico em si ganhou espaço nos últimos anos. Há a prescrição de exercícios físicos para pacientes em tratamento de patologias como câncer, hipertensão, permitindo benefícios aos pacientes, alguns dos quais podem até abandonar o uso da medicação, no caso da hipertensão. O mercado do educador físico relacionado à saúde é promissor.

FITNESS
A área de maior demanda, é o segmento Fitness, porém a população que realiza a prática de exercícios físicos é ainda minoria. Há também um grande potencial na área da recreação, o mercado tem muito a crescer.

MEIO CIENTÍFICO
Nos últimos anos, a área da Educação Física passou por grandes transformações no meio científico. Há um grande avanço envolvendo seminários, pesquisas e congressos internacionais, tudo em busca de conhecimento aplicado à profissão.

EMPREGABILIDADE
A taxa de empregabilidade dos alunos do UniToledo formados na graduação é alta. Dos egressos recém-formados no curso, cerca de 80% já atua na área. Há também muitos convites e indicações, por parte dos egressos, para estágios e atuações dos alunos na graduação.

PERFIL
O perfil do educador físico de sucesso é ter participação. Ser proativo, absorver todas as oportunidades fornecidas pela graduação. O curso do UniToledo realiza projetos em parceria com a Unimed, Bombeiro Mirim e, recentemente, com os atletas do Real Madruga que permitem aos alunos aplicar na prática o conhecimento obtido em aula, atuando com idosos, crianças e atletas profissionais. O profissional de sucesso é o aluno que absorve todo o conhecimento e experiência proporcionados pela graduação. O educador Físico precisa ser dinâmico, prático e ter a inquietude de buscar fazer e conhecer mais.

PESQUISAS
Outro diferencial são as pesquisas científicas. Os alunos têm realizado a produção científica. Muitos chegaram a apresentar os trabalhos de conclusão de curso em congressos internacionais.

PÓS-GRADUAÇÃO
A pós-graduação permite a atuação com segurança no mercado. A especialização na área traz um conhecimento ainda maior em questões do dia a dia do profissional, como atender grupos com necessidades especiais. O foco na linha estudada garante a tranquilidade de um trabalho bem feito.

ESTÁGIO
O estágio antes da obrigatoriedade é de suma importância ao aluno, já que é o que irá dizer a se ele realmente está no curso certo. É lidando com o exercício da profissão no dia a dia além da sala de aula. É na prática do estágio que o futuro profissional poderá encarar a dificuldade de perto e aprender a lidar com ela.

PROJETOS
O curso de Educação Física Bacharel do UniToledo prepara o aluno em todas as vertentes. Nos projetos como Eternamente Moços, Bombeiro Mirim e na parceria com o time de futebol Real Madruga, lidando com atletas profissionais os alunos encaram a experiência profissional em diferentes quesitos. Absorvendo todo esse conhecimento e experiências, estarão aptos para o mercado de trabalho.