UniToledo possibilita ingresso para estudantes por meio de programas de bolsas e financiamento

Vitória Frederico

Concluir o ensino superior transforma a realidade do estudante, por isso é importante que essa etapa da educação seja acessível a todos, sem impedimentos. Para atender às necessidades de todos os alunos, o UniToledo trabalha com programas de bolsas de estudos e financiamento estudantil dos governos Federal, Estadual e Municipal, além de apresentar opções institucionais.

Uma das iniciativas que facilitam o ingresso e permanência do aluno é o FIES (Financiamento Estudantil), programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas. Podem participar os estudantes de cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e ter renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Quem prestou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em alguma edição desde 2010, alcançou uma média mínima de 450 pontos, e não zerou a redação pode concorrer.

O FIES financia de 50 a 100% do valor da mensalidade do curso em que o aluno está matriculado. O beneficiado se compromete a pagar, mensalmente, o boleto único, com valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiados diretamente ao agente financeiro. Após a conclusão do curso, o aluno realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com sua condição financeira atual do aluno.

PROUNI

Outro programa do Ministério da Educação, o PROUNI (Programa Universidade para Todos) criado pelo Governo Federal que oferece bolsas de estudos integral em Instituições privadas a estudantes brasileiros de baixa renda e sem diploma de nível superior.
Para se inscrever, o candidato precisa ter participado Enem do ano anterior, obtido pelo menos uma média 450 na nota das provas e nota superior a zero na redação. A participação é aberta a estudantes que realizaram o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais em instituições particulares, pessoas com deficiência, professores da rede pública e candidatos com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio (para bolsas integrais) ou de até três salários mínimos por pessoa (para bolsas parciais).

As inscrições são feitas somente pela internet, em data divulgada pelo MEC no site oficial. Neste ano, o cronograma prevê que as inscrições para o processo seletivo do Prouni, referente ao 1º semestre de 2019, estarão abertas no período de 29 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos de 1º de fevereiro de 2019,

PROMUT
Criado pela Prefeitura Municipal, o PROMUT (Programa Municipal Universidade Para Todos) com o objetivo de atender os alunos de baixa renda que moram em Araçatuba e ainda não possuem diploma de curso superior, oferecendo bolsas de 25%, 50% e 75%. As inscrições do PROMUT estão abertas até o final do mês de janeiro, acesse o edital disponível no site do UniToledo ou informe-se no NAI (Núcleo de Atendimento Integrado).

DESEMPENHO
A bolsa por desempenho acadêmico oferece 50% de desconto aos alunos que alcançarem excelente grau de aproveitamento escolar conforme critérios estabelecidos em Regulamento próprio. O UniToledo é a única instituição que oferece essa modalidade de bolsa. Possui também desconto especial aos alunos que já concluíram uma graduação no UniToledo e desconto aos alunos que possuem outro membro do grupo familiar estudando na instituição.

Saiba mais detalhes de todos os programas de bolsa oferecidos pelo NAI (18) 3636-7069 ou (18) 3636-7024.