RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS É TEMA DE AULA PRÁTICA PARA ALUNOS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Guilherme Modesto

Realizar um ensaio mecânico de tração para que os alunos pudessem entender a construção e a interpretação do gráfico de tensão e deformação foi o objetivo da aula realizada no dia 2 de maio para a turma do 5° semestre de Engenharia Mecânica do UniToledo. A atividade fez parte da disciplina de Resistência dos Materiais, ministrada pela professora Sueli Souza Leite.

Segundo a docente, após o experimento, os alunos obtiveram uma matriz de dados do ensaio, construíram e interpretaram o gráfico de tensão e deformação, além de realizarem os cálculos referentes as propriedades mecânicas do material, comparando-os com o fornecido pelo maquinário no ensaio.mec1

Para isto, além dos conceitos aprendidos nas aulas de Resistência dos Materiais I, os alunos usaram a Metrologia, para obterem as medições adequadas do corpo de prova, sendo possível então, realizar os cálculos.

Sueli comenta que a prática possibilitou também a realização da Metalografia do corpo de prova, cuja análise foi de suma importância, pois os fez correlacionar a estrutura intima do material com as suas propriedades mecânicas, obtidas na realização do gráfico tensão e deformação.

A professora ressalta a importância da atividade para a formação dos alunos. “Eles observam o conceito teórico na prática, e os assimilam”, explica. “Além disso, engloba e relaciona os conteúdos do curso, deixando-os mais aptos para o mercado de trabalho. Os fazem entender que o conhecimento é agregado de forma multidisciplinar, pois as disciplinas ao longo do curso se complementam”.

Edição: Barbara Franchesca do Nascimento