Ex-aluno de Publicidade e acadêmico da pós assume cargo de gerência em agência de Rio Preto

Verônica Martin

Graduado em Publicidade e Propaganda no UniToledo e em processo de finalizar a Pós Graduação em Marketing e Comunicação pela mesma instituição, Olavo Martins, 24, ocupa um cargo de gerência em uma agência de comunicação de São José do Rio Preto, após experiências em empresas da área em Birigui e Araçatuba.

Atualmente, ele é Gerente de Atendimento na BeBold Comunicação. Lá, o ex-aluno é o responsável por gerenciar todos os projetos da agência, do começo ao fim, começando pela necessidade do cliente e terminando com o resultado da ação. É ele quem tem a tarefa de se relacionar com as empresas atendidas, fazer a gestão de projetos como brandings, eventos, campanhas publicitárias on e off, materiais gráficos institucionais e de apoio, mídias alternativas, websites e campanhas especificas para a internet. Na empresa, Martins presta serviços publicitários para grandes marcas, tais como Rodobens, Facchini, Veronese, Hinode, e Passaporte Fashionista.

O publicitário conta que desde o início dos estudos planejava trabalhar em agências. Para ele, a comunicação não se restringe àquilo como é popularmente conhecida, a ser “um palco das boas ideias e das melhores sacadas”. Martins acredita que a atuação na área pede o uso e o conhecimento de muitas outras técnicas, como pesquisa, estudo, observação, além do feeling.

“Desde o início dos estudos em Publicidade e Propaganda, eu sabia que atuaria na área de planejamento, e me identifiquei com a Gestão de Projetos. Costumo dizer que um gestor de projetos não necessariamente é um atendimento publicitário, mas todo atendimento publicitário é um gestor de projetos”, completa. O que mais o motivou a seguir na profissão foi entender a responsabilidade de um profissional de comunicação. “Conseguimos transmitir esperança, abrir sorrisos, expandir pensamentos e unir pessoas. Conseguimos contribuir para um mundo melhor. Os tempos atuais clamam por isso”.

GRADUAÇÃO
Iniciando sua vida acadêmica aos 17 anos, o egresso conta que o estudo o ajudou a criar um repertório válido para o ingresso e desempenho no mercado publicitário que aliado com experiências profissionais adquiridas. O ex-aluno ainda brinca sobre os anos dedicados ao estudos. “Iniciei meus estudos em 2012 e ainda não terminei, estou finalizando meu TCC da Pós. Meu relacionamento com o UniToledo tem 7 anos , é quase um casamento e estamos fazendo bodas de lã.”

Enquanto universitário, Olavo enfrentou desafios como estar longe da família que era de Mato Grosso do Sul e conciliar os estudos com as exigências do trabalho. Segundo ele, os professores e a coordenação do UniToledo representaram mais do que somente um corpo docente. “Sempre tive o apoio da coordenação e a orientação dos meus professores, e foram inúmeras as vezes em que recorri a eles para tomar uma decisão importante no processo do estágio”.

Martins conta que ainda no seu primeiro ano de faculdade conseguiu estágio na agência experimental do curso de Publicidade e Propaganda UniToledo, Agência Beta, o que permitiu aprender sobre o conteúdo aplicado em sala de aula sob orientação da coordenadora do curso Melissa Moura. “Comecei a trabalhar logo no primeiro ano na agência Beta e lá eu aprendi sobre planejamento”. Olavo ainda fez outros estágios enquanto cursava a graduação, atuando em diversas áreas da publicidade. “Foi um período de muito aprendizado. Fiz três estágios durante a graduação e com certeza contribuíram muito para a minha evolução profissional”, afirma.

Durante o processo de formação, Olavo destaca o peso que a participação dos professores teve. “Sempre percebi a preocupação da coordenação e dos professores em colocar o aluno em contato com grandes nomes da publicidade, dentro de sala, em palestras, visitas técnicas e festivais. Isso é muito enriquecedor, mostra um novo mundo dentro de cada pessoa que conhecíamos”.

MERCADO DE TRABALHO
Martins caracteriza o mercado de trabalho como empolgante. “Basta procurar por empresas que sejam compatíveis com as suas filosofias e princípios”. E para conquistar a vaga que tanto deseja, ele ressalta a importância do estudo para se destacar e atender às demandas do mercado de trabalho para criar um repertório que seja um diferencial dos demais. “Esse foi o meu caso, hoje consigo aplicar o que eu mais gostava de estudar com as oportunidades que surgem no dia a dia”.

Olavo deixa algumas orientações para os alunos que ainda estão cursando a graduação: “Estudem. Tudo. Entendam quem são os grandes nomes da publicidade, quais são as maiores agências do mundo e da sua região, estude tendências do mercado e façam networking, observem as pessoas ao seu redor, explore o mundo da música, do cinema, do teatro, da política e da economia. Entenda o que acontece ao seu redor e construa um repertório só seu, entenda o que você pode oferecer parar a área e mostre isso nos trabalhos práticos”.