Projeto Integrador agrega conhecimentos práticos aos alunos do 6º semestre de Engenharia Civil do UniToledo

Vitória Frederico

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil do UniToledo desenvolveram “Projeto Integrador” utilizando conhecimentos adquiridos nas disciplinas de “Materiais de Construção Civil II” e “Concreto Armado I”. Participaram da prática, alunos do 6º semestre, sob a orientação do docente Mozart Neto. O trabalho conta com a parceria da empresa Rompar de Araçatuba.

No trabalho, os acadêmicos construíram um protótipo de viga em modelo de escala reduzida. A realização da atividade proporcionou aos alunos o conhecimento sobre a importância do desenvolvimento de uma ancoragem correta da armadura de uma viga. Em seguida, eles praticaram ensaios na prensa para comparar o resultado e o diferencial de uma viga construída de maneira correta e incorreta.

A prática ocorreu no Laboratório de Engenharia Civil UT, onde os alunos têm a possibilidade de vivenciar ainda na graduação, desafios que encontrarão na vida profissional.

Montar a caixaria, toda a área de aço e estribos para futuramente realizar a concretagem foi a participação da aluna Rhayara Gouveia Bertoldo, em parceria com os integrantes de seu grupo.

“Na minha carreira profissional, essa atividade fornece uma visão de como proceder em uma obra, unindo a teoria, e o estudo que tivemos de como calcular,” conclui a aluna.