Projeto Eternamente Moços ganha academia-escola para a prática de exercícios

Vitória Frederico

O projeto Eternamente Moços do UniToledo agora possui uma academia especialmente desenvolvida para as atividades dos participantes como parte da infraestrutura do centro universitário. A iniciativa atende beneficiários do Plano de Saúde com idade igual ou superior a 60 anos por meio da realização de treinos, exercícios de força e atividades aeróbicas.

O projeto estabelece uma comunicação bidirecional entre a comunidade acadêmica e sociedade e oportuniza o desenvolvimento de conhecimento interdisciplinar, que possibilitam o estabelecimento de um ambiente onde os futuros profissionais troquem experiências e conhecimentos, beneficiando os participantes que estão sob seus cuidados.

Os atendimentos agora ocorrem na sala 24 no prédio dois da instituição, adaptada no formato de academia. O espaço funciona de segunda a terça-feira e de quinta a sexta-feira com início às 7h. Ao todo, cinco turmas compostas por 20 idosos participam do projeto. Cada turma pratica uma hora de atividade por dia, sob a supervisão de professores e estagiários, alunos do do curso de Educação Física.

A academia possui pesos livres, máquinas para exercícios guiados para a realização do treinamento resistido, além de ergômetros (esteira e bicicletas) para o condicionamento cardiorrespiratório.

O espaço funciona como uma academia-escola, o que proporciona a vivência real da prática profissional dentro de uma academia. Diversas disciplinas utilizam o espaço para trazerem a prática associada à teoria em sala de aula, isso proporciona uma excelência na formação do profissional de Educação Física.

Edição: Rafaela Tavares