Primeiro Clube do Livro UT5 ocorrerá dia 19 de setembro, aberto a toda comunidade acadêmica

Vitória Frederico

Idealizado pela professora Sueli Leite, o projeto “Clube do Livro” foi desenvolvido com intuito de incentivar os acadêmicos, em especial os dos cursos de exatas que não têm o hábito de leitura.  Já que a leitura favorece processos de aprendizagem como: concentração, interpretação, criatividade e visão crítica. Portanto, o “Clube do Livro” e uma estratégia para chamar a atenção dos alunos sobre o assunto.

“Mesmo que o aluno não tenha lido a obra, ele poderá participar da roda de conversa para conhecer a história e assim instigar seu interesse e desenvolver o habito de ler”, informa Leite.

O primeiro encontro acontecerá no dia 19 de setembro, ás 22h na Biblioteca Central da Instituição. O evento será aberto para toda a comunidade acadêmica e não é necessário fazer inscrição.

OBJETIVO

O objetivo é realizar um encontro por mês, com uma obra e convidado diferente para falar e discutir sobre o tema, e assim incentivar a leitura, principalmente de obras literárias relevantes para a compreensão da modernidade.

No primeiro encontro, o professor Carlos Eduardo Marotta Peters será o curador da obra “A Metamorfose” de Franz Kafka. O Livro conta a situação do homem na modernidade através da história de um personagem que acorda transformado em um inseto.

“A obra é um dos pilares da literatura modernista. Assim como as obras de Virgínia Woolf, William Faulkner e outros. Kafka faz experimentos narrativos que abandonam as certezas produzidas por um narrador onisciente”, comenta Peters.