Pesquisas desenvolvidas por alunos de Recursos Humanos do UniToledo contribuem para a formação de profissionais de alta competência

Vitória Frederico

Os alunos do curso de Gestão de Recursos Humanos do UniToledo apresentaram na segunda-feira 21 de outubro, pesquisas realizadas sob orientações das professoras Rosana Corrêa e Camila Furlan.

Trata-se de uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de “Remuneração Estratégica” e “Tratamento e Análise de Dados em Recursos Humanos” ministradas pelas docentes. Os trabalhos desenvolvidos abordaram os seguintes temas: competência, benefícios sociais, tipos de remuneração, turnover, satisfação no trabalho, recolocação no mercado de trabalho, liderança, inteligência emocional, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental nas organizações.

Os alunos apresentaram as pesquisas realizadas juntamente com os resultados. As apresentações foram em forma de artigos científicos, por isso foram submetidos ao XIX ENPEX e à revista eletrônica Empreenda, do UniToledo.

CONTRIBUIÇÃO

Segundo a professora Rosana Corrêa, cada equipe de estudantes elaborou um plano de ação que será aplicado na prática em forma de projeto de extensão. “A tríade ensino, pesquisa e extensão contribui para a formação de profissionais de alta competência, esse é o principal objetivo das atividades realizadas”, conclui a professora.

Para a aluna Lisandra Mendonça Leite, do 1º semestre, a pesquisa que realizou “sobre Inteligência Emocional”, foi muito importante. A atividade lhe possibilitou entender como são as emoções e sentimentos no âmbito profissional.

“Em relação à parte acadêmica, entendo que vai me preparar para um futuro promissor. Já sobre o lado profissional, vejo que as organizações precisam realmente entender que temos que cuidar das pessoas”, comenta a aluna.