#Notícias Unitoledo
 
 

LabMaker UniToledo recebe novo equipamento construído por professores e técnicos

Vitória Frederico

Os coordenadores dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica do UniToledo, Breno Oliveira e Lucas Scarpin, participaram da construção de uma fresadora automatizada que utiliza a tecnologia CNC (Computer Numerical Control) em sua operação.

A função da máquina é usinar, ou seja, esculpir ou recortar peças em diversos tipos de materiais, dentre eles: madeira, acrílico, alumínio, PVC, etc.

A construção teve participação dos coordenadores e dos técnicos do Laboratório Maker, Vinicius Salandim e Willian Mazoli. A montagem da máquina foi iniciada no mês de julho.

LABMAKER

A máquina fresadora ficará à disposição para uso no Laboratório Maker, localizado no Prédio 3 do UniToledo – Sala 59. Portanto, toda a comunidade acadêmica possui acesso. Os técnicos Vinícius e Willian são responsáveis por operar as ferramentas e equipamentos do laboratório, além de organizarem as demandas de serviços, atendendo as necessidades dos alunos em suas atividades acadêmicas.

De acordo com o coordenador Lucas Scarpin, a máquina consegue confeccionar uma peça/componente por meio de um desenho técnico que é elaborado no computador. “Na sequência, um software é utilizado para converter este desenho em comandos numéricos, os quais são enviados à fresadora para efetuar a fabricação”, explica.

A construção da CNC foi baseada no projeto de Marlon Nardi, disponível em: http://professormarlonnardi.blogspot.com.br/p/cosntrua-sua-p.html.

Edição: André Ferreira