Acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda participam de XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste

Mariana Páscua

O UniToledo esteve presente no XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, representado por acadêmicos dos cursos de Comunicação da Instituição. A mais recente edição do evento, um dos principais da área, foi realizada na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), em Vitória (ES). Participaram do congresso, a coordenadora de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Melissa Carolina de Moura, oito alunos das duas graduações, além da ex-aluna de Jornalismo Paula Santos que realizou a apresentação de seu trabalho de conclusão de curso no evento da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM.

A aluna do 5° semestre de Jornalismo, Rafaela Trivilin esteve no evento pela primeira vez. Ela deseja fazer parte das próximas edições. “A troca de conhecimento que a integração proporciona é enriquecedora. Assistir as mais diversas apresentações de trabalhos que clarearam as ideias sobre o meu TCC”, afirma. Ela revela que colocou em prática assuntos aprendidos em aula. “Foi um saldo muito positivo de realizações e de trocas de experiências, que com certeza ampliaram minha visão. O evento foi fundamental pra eu expandir meu conhecimento em diversas áreas, não só no jornalismo, mas na comunicação como um todo”.

Cayo Sparapani Ramos, aluno do 5° semestre do curso de Publicidade e Propaganda comenta que o conhecimento absorvido na experiência acrescentará em seus futuros trabalhos acadêmicos. “Retorno com uma grande bagagem cultural e profissional. Cultural pelo networking possibilitado com professores e alunos de várias partes do sudeste e até mesmo do Brasil e profissional pelo aprendizado com as oficinas e projetos apresentados”, afirma. O acadêmico esclarece que no evento foi possível participar de oficinas e workshops e estar com profissionais já atuantes na área. “Isso agrega nos futuros trabalhos acadêmicos e profissionais por conta da aprendizagem, que abrange desde técnicas de Design Thinking até a Comunicação em Embalagens”.

De acordo com a coordenadora, a edição regional do evento foi uma ótima experiência para os acadêmicos. “O evento ainda contemplou a audiência pública que discutiu as diretrizes curriculares do curso de Publicidade e Propaganda. A participação dos alunos possibilita que possam interagir com estudantes de outras instituições, conhecer novos estudos e pesquisas da área de Comunicação além de Debater a comunicação na contemporaneidade”. O congresso foi realizado nos dias 3 a 5 de junho de 2019.