Inscrições abertas: Semanas Acadêmicas UT trazem palestrantes renomados como Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Marcos Piangers e Marcelo Tas

Por Vitória Frederico

As inscrições para a participação nas Semanas Acadêmicas UniToledo 2018 já estão abertas à Família UniToledo. O calendário de atividades com foco em alunos e ex-alunos de Graduação, Pós e Colégio se estende da última semana de agosto até a primeira de setembro. A programação abrange palestras oferecidas a estudantes da instituição de todos os cursos, além de oficinas e mesas redondas voltadas para graduações específicas.

Todos os alunos e ex-alunos UniToledo necessitam se cadastrar para poder participar do evento. A inscrição deve ser feita por meio de formulário disponível no site. Após o preenchimento dos campos e envio das informações, quem se inscrever receberá um convite para o evento por e-mail.

Alunos de Graduação, Pós e Colégio deverão apresentar uma versão impressa do convite recebido por e-mail e o RG para entrada no evento. Já os ex-alunos precisarão do convite e do Cartão Alumni UT, que poderá ser adquirido gratuitamente neste mês pelo Portal Alumni UniToledo. A retirada deve ser feita no Atendimento Central da instituição dois dias após o cadastro.

O acesso às Semanas Acadêmicas inclui ainda os calouros de 2019, que já fizeram a matrícula e receberão uma carteirinha exclusiva para acesso em sua residência. Há também vagas limitadas para não alunos que poderão se inscrever para permanecer na lista de espera. Outras informações sobre a participação de pessoas que não fazem parte da comunidade acadêmica do UniToledo serão divulgadas até o final desta semana.

TRANSPOSIÇÃO
De acordo com a pró-reitora do UniToledo, Silvia Cristina, o evento permitirá uma transposição daquilo que se trabalha em sala de aula com os acadêmicos em debates e exposições de profissionais renomados. “Procuramos buscar assuntos atualizados, ampliando as possibilidades e o acesso ao que há de mais emergente nas respectivas áreas, trazendo expoentes de formação geral e específica”, afirma.

A ideia é atender a toda comunidade acadêmica da instituição. Para isso, a organização levou em consideração aquilo que colabora para a formação dos universitários de uma maneira ampla para um bom desempenho profissional e pessoal. A programação atende também às demandas apresentadas pelos alunos UniToledo, reunindo palestrantes renomados em âmbito nacional.

PALESTRANTES
Entre eles está o historiador e professor Leandro Karnal que ministrará palestra com o tema “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. Ele é reconhecido em todo o país como intelectual, palestrante e autor de livros como “O Inferno Somos Nós”, “Todos Contra Todos” e “Diálogo de Cultura”. Karnal também participa de programas como o “Jornal da Cultura” e “Café Filosófico”.

Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Fernando Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h. Ele é autor de livros como “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia”, “A Era do Ressentimento” e “A Filosofia da Adúltera”.

De 29 a 31 de agosto, os alunos participarão das atividades específicas de seus cursos como workshops, palestras, oficinas, exposições, saraus, entre outros eventos que serão realizados no Campus 1 do UniToledo. A programação completa poderá ser conferida até o final da semana.

SETEMBRO
O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. O bate-papo ocorrerá às 20h de 3 de setembro, na Praça Universitária Antônio Eufrásio de Toledo. Além de atuar como jornalista, ele lançou o livro “O Papai é Pop”, referência no Brasil sobre a paternidade, e trabalha com comunicação jovem e plataformas digitais desde 2001.

Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4, também na Praça Universitária Antônio Eufrásio de Toledo. Ele é ainda sócio da plataforma colaborativa Torcedores.com, professor de Inovação no IBMEC e publica conteúdos de Educação no canal #DESCOMPLICADO no Youtube.

SERVIÇOS
Para participar das Semanas Acadêmicas, é preciso se inscrever por meio de formulário digital. O Ginásio de Esportes Plácido Rocha está localizado na rua Francisco Braga, 414, Vila Bandeirantes, Araçatuba.
Edição: Rafaela Tavares