#Notícias Unitoledo
 
 

Idealizado pela coordenadora do curso de História do UniToledo, Projeto de Museu digital promoveu oficina de conservação e tratamento de documentos em Araçatuba

Mariana Páscua

No dia 14 deste mês, a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral foi cenário da difusão e preservação de conhecimento em Araçatuba. A convite da historiadora, doutora em ciência política e coordenadora do curso de História do UniToledo, Angela Liberatti, a bibliotecária da instituição Isabela Pereira Rego, ministrou  “Oficina de Conservação e Tratamento de Documentos Escritos em Suporte de Papel”.

O PROJETO

Destinado ao público em geral, a oficina teve como objetivo promover a preservação desses documentos, ressaltando a importância para a sociedade, uma vez que por meio da preservação permite o fácil acesso aos arquivos por parte da comunidade.

CONHECIMENTO

A Bibliotecária comenta que a oficina em formato de “bate-papo” foi ministrada em partes teórica e prática, abordando as etapas importantes no processo de conservação: Manuseio Correto, Análise do Documento, Higienização com Equipamentos Próprios para a Função e Noções de Classificação dos Documentos.

“Oficinas como esta são de extrema importância, além de levar conhecimento, promove também a união das pessoas, desperta o interesse pela leitura e a aproximação com a história dos documentos e da cidade”, finaliza Isabela.

 

Edição: André Ferreira