Mariana Páscua
No dia 14 deste mês, a Biblioteca Municipal Rubens do Amaral foi cenário da difusão e preservação de conhecimento em Araçatuba. A convite da historiadora, doutora em ciência política e coordenadora do curso de História do UniToledo, Angela Liberatti, a bibliotecária da instituição Isabela Pereira Rego, ministrou “Oficina de Conservação e Tratamento de Documentos Escritos em Suporte de Papel”.
O PROJETO
Destinado ao público em geral, a oficina teve como objetivo promover a preservação desses documentos, ressaltando a importância para a sociedade, uma vez que por meio da preservação permite o fácil acesso aos arquivos por parte da comunidade.
CONHECIMENTO
A Bibliotecária comenta que a oficina em formato de “bate-papo” foi ministrada em partes teórica e prática, abordando as etapas importantes no processo de conservação: Manuseio Correto, Análise do Documento, Higienização com Equipamentos Próprios para a Função e Noções de Classificação dos Documentos.
“Oficinas como esta são de extrema importância, além de levar conhecimento, promove também a união das pessoas, desperta o interesse pela leitura e a aproximação com a história dos documentos e da cidade”, finaliza Isabela.
Edição: André Ferreira