Ex-alunos do curso de Direito compõem Coordenação de Núcleo de Prática Jurídica UT

André Ferreira

O NPJ – Núcleo de Prática Jurídica do UniToledo foi desenvolvido para possibilitar a ampliação do aprendizado e a inovação. O espaço torna a prática da atividade profissional mais próxima da realidade para os acadêmicos. Com mobília adequada e adaptada, o laboratório multifuncional possibilita ao aluno compreender o funcionamento real das atividades exigidas pelo mercado de trabalho e vivenciá-las por meio de encenações de casos.

Este departamento do curso de Direito é coordenado pelos egressos Paulo Rigamonte e Lara Alencar. Os ex-alunos conquistaram a vaga na coordenação do NPJ por meio de processo de seleção onde foram analisados os currículos dos candidatos e principalmente a experiência prática da advocacia.

Os egressos são encarregados a oferecer assistência aos professores de Prática Jurídica com a confecção de peças e materiais práticos, manuais e resumos destinados à atuação na advocacia. Além disso, os coordenadores desenvolvem cursos, minicursos, workshops e atividades simuladas como: audiências, sustentação oral e despachos com juízes.

EXPERIÊNCIA

Paulo Rigamonte já realizou duas pós-graduações, uma em Direito Civil e outra em Direito Público Com Ênfase em Gestão Pública. Atualmente, é mestrando em Direito – Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais.

Já Lara Alencar, assim que graduou, ingressou na pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil no UniToledo e também em Direito Previdenciário na Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Atualmente é mestranda em Direito Civil e Processo Civil da Universidade de Lisboa – Portugal.

Paulo relata que a coordenação e os professores da instituição sempre foram pessoas de grande estima e consideração, e que foi com eles que aprendeu os primeiros passos na vida profissional, especialmente na advocacia. Por isso, o UniToledo foi a chave-mestra para todas as conquistas que tem alcançado, tanto profissionais quanto de relacionamento.

“É um imenso prazer retornar à instituição que me deu o diploma, uma porque me sinto valorizado e sinto que o UniToledo confia no ‘produto’ que entrega ao mercado, isto é, confia na qualidade dos acadêmicos que passam pelas fileiras de seus bancos; outra porque o UniToledo é sinônimo de tradição e fazer parte disso nos enriquece em todos os sentidos, tornando-nos parte de uma história que se iniciou há anos e que tem tomado dimensões cada vez maiores”.

Lara acredita que a qualidade do curso UniToledo foi fundamental para a carreira profissional, tanto para o ingresso no Escritório de Advocacia em que trabalha desde 2016, quanto para o mestrado internacional, já que indiretamente o curso prepara o aluno para enfrentar qualquer tipo de projeto futuro, tanto na carreira acadêmica, quanto na advocacia, ou até mesmo em concurso público.

“Fiquei muito feliz em voltar para UniToledo como coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica UT. Entre o término da pós-graduação e o início do mestrado fiquei um ano longe e o sentimento que tive quando voltei, foi de estar voltando para casa. Em relação aos alunos, fico muito feliz em poder inspira-los. A prática da advocacia e o início de carreira nem sempre são fáceis, mas com estudo, dedicação e coragem, tudo dará certo”, conclui.