Estudantes do Colégio Toledo participam de curso de inverno no Laboratório de Análises Clínicas UT

Mariana Páscua

Durante o mês de Julho o UniToledo realizou  “Curso de Inverno” em análises clínicas direcionado aos alunos do Colégio Toledo (1°,2° e 3° ano) e 1° semestre do curso de Biomedicina no qual os estudantes puderam vivenciar a rotina do laboratório e exames realizados. O curso foi organizado pelos biomédicos responsáveis do Laboratório de Análises Clínicas UT, Matheus Janeck e Kátia Ferreira, pela coordenadora do curso de Biomedicina, Tatiane Petroni, e pelo coordenador do Colégio Toledo, Thiago Zambon.

De acordo com a técnica Kátia Ferreira, o conteúdo ministrado nos sete dias do curso foi dividido em etapas teóricas e práticas que envolveram: apresentação do laboratório, história da Biomedicina, biossegurança e bioética, coleta, triagem, descartes, esterilização, urinálise, parasitologia, microbiologia I e II, imunologia e hematologia.

“Demonstramos durante o curso toda a rotina do laboratório apresentando um pouco de cada setor. Os alunos puderam acompanhar todo o processo, desde a coleta ao descarte correto dos materiais e exames realizados”, contou Kátia.

APRENDIZADO

O Coordenador do Colégio Toledo, Thiago Zambon entende que o curso de inverno é uma oportunidade muito rica para entender uma carreira profissional na área da saúde. “O curso propicia toda a vivência da área, tendo uma importância significativa para os alunos em relação à escolha do futuro profissional”.

Para a aluna Beatriz Fonseca Borges  do 1° ano do Ensino Médio, o curso despertou o maior interesse pela área da Biologia, e a fez pensar em sua futura carreira. Ela conta que participar do curso foi uma experiência incrível e muito divertida.

“Gostei de aprender sobre tudo, mas as partes preferidas foram microbiologia, imunologia, tipagem sanguínea, esfregaço, microscopia e hematoscopia. Fez-me decidir  pela área da  biomedicina”, afirma a estudante do Colégio Toledo.