Estudante do UniToledo que vivenciou experiências em Harvard e MIT no Programa de formação de Líderes planeja aplicações na comunidade acadêmica UT5

Mariana Páscua

A integrante da Família UT5, Júlia Maria Vianna Chaves, acadêmica do 3° semestre do curso de Direito embarcou para o Programa de Formação de Líderes Estudantis nos EUA no mês de junho deste ano. Na experiência, a aluna conheceu a Universidade de Harvard e o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetts).

Composto por workshops, palestras, oficinas e tours guiados por alunos das próprias instituições norte-americanas, o programa proporciona uma bagagem de conhecimento para o desenvolvimento de um líder do século 21.

A aluna relata que a ideia central dos workshops aplicados foi o desenvolvimento da proatividade e já planeja a aplicação de todo o conhecimento adquirido na experiência para a Família Acadêmica UT5. “No Workshop ministrado pelo professor John Paul Rollert, aprendemos sobre as características da liderança com base no livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’, de Dale Carnegie. Ali fomos desafiados a romper barreiras emocionais, a conviver em grupo, a desenvolver nossas habilidades e a aprender sobre o que é a liderança”.

Repassar todos os novos conhecimentos e a bagagem repleta de ideias inovadoras é o objetivo da acadêmica. Ela que já é integrante do NLEUT (Núcleo de Liderança Estudantil UniToledo) pretende utilizar o núcleo para compartilhar sua experiência. “Em conjunto com o NLEUT planejo instigar o desejo pelo conhecimento e pela prática da liderança na comunidade acadêmica, principalmente entre os primeiros anos”, conta Júlia.

Segundo Júlia, a viagem teve muitos momentos marcantes, superando suas expectativas. “Andar por Harvard pela primeira vez e me dar conta de onde eu estava, sem dúvidas foi o melhor momento de todos. Toda a recepção foi intensa, calorosa e inesquecível, a história do lugar e aprendizados fizeram uma enorme diferença pra mim”.