Vitória Frederico

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo desenvolve projetos para instituições públicas e entidades assistenciais, sem cobrança de honorários, com o objetivo de buscar o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos alunos.

Os acadêmicos do último ano têm a oportunidade de estagiar no escritório e assim experimentar a vivência de um profissional da área de  Arquitetura e Urbanismo desenvolvendo projetos arquitetônicos sob a supervisão da professora e coordenadora, Arquiteta e Urbanista, Ana Paula Cabral Sader.

O Escritório Modelo localiza-se na sala anexa à biblioteca da instituição, com entrada independente à Rua. Antônio Afonso de Toledo, nº 595.

São oferecidas 40 vagas para alunos do último ano que fazem estágio às terças e quintas-feiras, de fevereiro a julho, das 15h às 18h, totalizando seis horas semanais. O escritório desenvolve projetos para instituições públicas e entidades assistenciais de acordo com as demandas, que são divididas em grupos de alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Orientação de Estágio Supervisionado I e II.

Cada grupo desenvolve um projeto ao qual é atribuída determinada carga horária, compatível com o que será executado por cada aluno.

No ano de 2018 foram desenvolvidos os seguintes projetos:
– Levantamento e diagnóstico de todas as áreas verdes de Araçatuba;
– Projeto arquitetônico e paisagístico de 6 praças no município de Araçatuba, a partir das características e demandas de cada uma delas. Esses projetos serão cedidos à Prefeitura Municipal de Araçatuba;
– Projeto do Centro Esportivo do curso de Educação Física no campus 1 do UniToledo;
– Projeto de viabilidade do Centro Esportivo Real Madruga, a pedido da Secretaria de Planejamento Urbano do município de Araçatuba;
– Projeto da área da horta na cobertura do prédio 3 do UniToledo, em conjunto com alunos do curso de Engenharia Agronômica, a pedido da Pró-Reitoria de Graduação;
– Projeto do Totem de carregamento de celulares, em conjunto com alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia Elétrica, a pedido da Pró-Reitoria de Graduação;
– Projeto do campus do curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Toledo, a pedido da Pró-Reitoria de Graduação;
– Projeto do parquinho acessível em área pré-determinada pela Prefeitura Municipal de Araçatuba; a pedido da Pró-Reitoria de Graduação;
– Projeto do Parque Urbano público na atual área do zoológico de Araçatuba, a pedido da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
– Projeto de paisagismo e hortas para 10 instituições de caráter social em Araçatuba e em cidades da região, em conjunto com alunos do curso de Agronomia.