#Notícias Unitoledo
 
 

Docentes da UniToledo participam de atividades feitas pelo NIFA

No período de agosto a novembro de 2019, o Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica (NIFA) desenvolveu nove oficinas voltadas ao aprimoramento permanente dos professores e técnico administrativo da UniToledo. Foram oferecidas capacitações com cinco tipos de oficinas, sendo elas Sala de Aula Invertida, Liderança UT (excluvisa para os alunos), Media Training, Qualidade no atendimento e IV Fórum de Metodologias Ativas.

O programa tem como objetivo promover e incentivando o uso de práticas inovadoras em sala de aula. Em 2019, o NIFA buscou colaborar de forma efetiva para a renovação pedagógica, ampliando sua atuação na qualificação do corpo docente e técnico administrativo. Ao longo de três anos, o NIFA desenvolveu uma série de ações voltadas para a inovação no processo-ensino aprendizagem.

O conteúdo das atividades exercidas foi trabalhado em oficinas interativas, atividades em grupos e com o apoio de recursos tecnológicos. Ao todo, 169 professores atuaram na edição do NIFA de 2019.

O Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica e Administrativa é constituído por três coordenadores de diferentes cursos: Os professores Adriane Cristina Garcia Lemos (Nutrição), Renato Freitas (Direito) e Sérgio Mazini (Engenharia de Produção). Eles são responsáveis por acompanhar e oferecer suporte pedagógico aos professores participantes da capacitação.

Os cursos promovem novas reflexões no cotidiano dos docentes, que passam a ter um olhar atento sobre a aprendizagem dos acadêmicos. Cerca de 100 professores da UniToledo, de diversas áreas como saúde, ciências humanas e engenharias, já estão capacitados pelo NIFA.