Docente de Direito Constitucional do UniToledo participa de evento internacional

Vitória Frederico

O professor de Direito Constitucional do UniToledo, Daniel Barile participou nos dias 2 e 3 de setembro do III Encontro Iberoamericano de Direito e Desenvolvimento na universidade de Lusófona na cidade do Porto. O evento foi uma parceria entre instituições brasileiras e a patrocinadora do encontro, a universidade de Portugal.

Para Barile que participa de eventos internacionais há cerca de 10 anos, o evento foi de grande importância, pois os participantes tiveram a oportunidade de expor em Portugal as pesquisas que são realizadas no Brasil.

“Isso proporciona um crescimento enorme para os professores que repercute na carreira. Ouvir experiências que são feitas fora do país, o que os europeus estão fazendo, tudo isso ajuda a pensar e repensar nas práticas do direito no Brasil”.

O docente apresentou o trabalho “Lei Geral da Proteção de Dados e a Função Social da Empresa”. O artigo enviado para o evento foi elaborado em parceria com o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UniToledo, Paulo Arthur Germano Rigamonte, que foi seu aluno de graduação e agora de mestrado.

COINCIDÊNCIA

Por coincidência, Barile encontrou no aeroporto a aluna Gabriela Clemente Dias, intercambiária do UniToledo pelo programa Bolsas Ibero-Americanas de 2018 e pôde dar as boas-vindas para a aluna em Portugal.