Cursos de Licenciatura do UniToledo apresentam trabalhos na 7ª edição do Congresso Brasileiro de Educação

Mariana Páscua

Entre os dias 22 a 25 de julho ocorreu a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Educação nas dependências da UNESP Campus de Bauru-SP. A professora Ana Bonachini esteve presente junto aos alunos dos cursos de Licenciatura do UniToledo realizando a apresentação de trabalhos.

De acordo com a professora, o evento teve como objetivo debater, apresentar e divulgar o conhecimento produzido pelas pesquisas sobre políticas, programas e projetos de formação de professores na formação inicial e continuada.

APRESENTAÇÃO

No congresso foram apresentados dois trabalhos desenvolvidos por membros da Família UT5: Formação Matemática De Professores Polivalentes: Elementos Para Pensar a Formação Inicial, que conforme Bonachini trata-se de um relato de experiência com 33 alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia.

“No artigo, relato um pouco das experiências lúdicas com a matemática no processo de formação inicial. Meu objetivo foi refletir com as alunas sobre as possibilidades de trabalho significativo com a matemática pautado em referenciais teóricos e legais”.

E “Saberes Docentes dos Professores de Educação Física: Um Estudo Sobre as Contribuições da Formação Continuada”, segundo a docente, uma pesquisa realizada em parceria com os alunos, Bruno Guilherme Guanais Silva, Gabriel Alecrim Bêgo e Lucas Goulart da Silva.

“Neste trabalho, realizamos entrevistas com professores PEB II de Educação Física e buscamos compreender o sentido que eles atribuem à formação inicial e continuada”.

Bonachini acredita que a pesquisa realizada em parceria com os alunos de Educação Física é um passo inicial para motivar e incentivar no aprofundamento dos estudos em níveis cada vez mais elevados, já que a graduação é o início da vida acadêmica.

“O momento de trocas de conhecimentos em congressos como esses contribui para enriquecer nosso repertório cultural e acadêmico e também para compartilhar um pouco das experiências vivenciadas na UniToledo”, finaliza.