Curso de Publicidade e Propaganda do UniToledo é reconhecido nacionalmente

Verônica Martin

Promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda, o Fest’Up é um dos maiores eventos em âmbito nacional direcionado aos profissionais de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Este ano o evento aconteceu no dia 28 de setembro e teve como identidade visual o projeto idealizado pela Agência Beta, agência experimental dos alunos de Publicidade do Centro Universitário Toledo.

Por ter vencido o “Concurso de Material Gráfico” realizado pelo evento no ano de 2016, estava previsto que a próxima edição do Fest’UP traria a identidade visual criada pela agência modelo do curso. Para a criação do conjunto das peças publicitárias participaram da Agência Beta os alunos Amanda Pires, Ana Laura Fontenelle, Caroline Andrade, Larissa Fernandes, Joyce Saturino e Fabio Henrique Leal.

REPERCUSSÃO NACIONAL

A criação da identidade gerou repercussão e divulgação nacional, com outdoors em várias cidades do interior paulista, nas redes sociais dos promotores do evento AAP Brasil, Revista Meio&Mensagem, Revista Propaganda, Jornal Prop&Marketing, além de divulgação no local do evento.

Para a professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, Melissa Carolina de Moura, além do reconhecimento nacional e profissional do curso de Publicidade e Propaganda do UniToledo, há a visibilidade do talento dos alunos e do corpo docente da instituição.

A aluna do 8º semestre do curso de publicidade, Larissa Fernandes Rodrigues, conta que é a segunda vez que tem a oportunidade de presenciar o evento. Para a acadêmica, participar, dessa vez, como uma das responsáveis pela identidade visual foi “realizador”. O convite para participar da agência modelo partiu da coordenadora do curso.

Na Agência Beta a aluna realiza a função de atendimento, planejamento e principalmente tráfego, assim as demandas que chegam são filtradas e intermediadas por ela, que repassa para a equipe.

Além da grande visibilidade proporcionada para o curso, Larissa afirma que fazer parte da criação gera um ótimo portfólio. “Todos no meio publicitário conhecem o Fest’UP. Só de poder falar que fiz parte da idealização de um evento de tamanha proporção, é incrível”, destaca.

FEEDBACK POSITIVO

Larissa ainda conta que no processo de divulgação e no decorrer do evento o feedback foi o melhor possível. “Recebemos elogios de pessoas de todo Brasil. Ver que o que fizemos valeu a pena, nos traz muita felicidade. Toda a luta para desenvolver o conceito, idealizar as peças, que não foram poucas, nos dá a sensação de dever finalizado com muito sucesso”.

A identidade visual foi elogiada também por palestrantes, em uma análise da criação afirmando aos participantes do evento a excelente ideia dos criadores da peça. Os palestrantes destacaram a referência utilizada, que foi a obra “A Criação de Adão” de Michelangelo. Para os profissionais, a utilização da obra, a respeito das tendências, foi completamente assertiva. Este foi um ano onde a identidade do evento realmente se adequou à proposta.

IMPORTÂNCIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Além dos alunos de Publicidade e Propaganda, estiveram presentes os alunos de Jornalismo do UniToledo, uma vez que as áreas se relacionam. Para a aluna Letícia Garcia Gonçalves, do 4º semestre de Jornalismo, o evento foi muito bom e totalmente diferente.

A aluna afirma que os temas abordados podem servir também para o profissional de jornalismo. “Uma palestrante comentou muito sobre arriscar. Hoje em dia o jornalista não é só jornalista, ele acaba sendo publicitário, designer, nós acabamos sendo um profissional multitarefas. Tanto na publicidade quanto no jornalismo, nós temos que saber arriscar. O evento ajudou muito a conhecer mais sobre o meio, aprendi que temos que sair da nossa zona de conforto, buscar caminhos e soluções pra levar a informação para o público”.

Vitória Martins Fonseca, aluna do 4º semestre de Publicidade, conta que o que mais chamou sua atenção foi um workshop de “Engenharia de Imagem”, com Fernando Alcade, ex-aluno da coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniToledo. “Para nós, ver que um aluno da nossa coordenadora e professora foi palestrante dessa feira tão importante é muito inspirador”.

Vitória afirma que poder participar de eventos do tipo é de extrema importância, pois é possível conhecer grandes profissionais e agências que atuam no mercado. “É uma bagagem acadêmica, profissional e pessoal muito grande, a gente sai do evento inspirado”.