Curso de Engenharia Elétrica do UniToledo desenvolve “moeda virtual” como estímulo na vida acadêmica dos universitários

Mariana Páscua

Denominada “Elétron”, a moeda virtual desenvolvida exclusivamente pela coordenação do curso de Engenharia Elétrica do UniToledo é a nova forma de interação entre os docentes e alunos do curso. De acordo com o coordenador Breno Oliveira, assim como o dia a dia da vida profissional necessita de estímulos para evolução e objetivos, o “Elétron” vem como forma de premiar os alunos que se dedicarem nas atividades demandadas do semestre.

O PROJETO

O projeto consiste em um ambiente virtual, administrado em Nuvem, da moeda virtual Elétron, no qual os alunos receberão créditos (E$) conforme desempenho acadêmico por meio de notas nas disciplinas cursadas, participações em atividades extras, publicações de artigos, e outros. “Pelo aplicativo de celular, todos terão acesso ao seu ‘Saldo e Extrato’, além de os alunos poderem trocar seus ‘Elétrons’ por produtos na Loja Virtual (Elétron Store)”, comenta o professor.

Oliveira que é Engenheiro Eletricista, professor e atuante no desenvolvimento de hardware e software afirma que elaborar todo o conceito de uma moeda virtual e sua execução com os aplicativos para “Android e Iphone” foi uma forma de manter-se atualizado com as novas ferramentas de desenvolvimento.

ELÉTRON STORE

Oliveira ressalta que mais importante do que a própria moeda e sua forma de bonificação será a utilidade dos “Elétrons” na loja virtual  “Elétron Store”. Nela o aluno fará a conversação e poderá adquirir produtos relacionados à Engenharia Elétrica, que ajudarão os futuros profissionais  nos projetos práticos das disciplinas e na própria vida profissional.

“O uso da moeda na loja virtual complementará os estudos dos universitários oferecendo produtos relacionados com o curso. Uma vez que a loja virtual ‘Elétron Store’ irá oferecer desde ferramentas, circuitos eletrônicos, brindes até livros relacionados com a engenharia”.