Curso de Direito UniToledo é o único de Araçatuba e região contemplado com o Selo de Qualidade OAB Recomenda

Rafaela Tavares

Araçatuba é sede de uma das instituições de ensino superior que receberam o Selo de Qualidade OAB Recomenda, que utiliza como critérios objetivos os índices de aprovação no Exame de Ordem e no Enade. O curso de Direito do UniToledo (Centro Universitário Toledo) foi o único da cidade e da região a ser agraciado com o reconhecimento.

A cerimônia de entrega da 6ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda foi realizada na última quarta-feira (30), às 15h, na sede do Conselho Federal da OAB (Organização dos Advogados do Brasil, em Brasil (DF). A pró-reitora Acadêmica do UniToledo, Silvia Cristina de Souza, e o coordenador do curso de Direito da instituição, Renato Alexandre da Silva Freitas, participaram da solenidade.

Ao todo, 161 instituições de ensino superior de todo o país receberam o selo. Entre elas, 18 são do Estado de São Paulo. Conforme o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, a entrega do reconhecimento tem um significado ímpar para a classe jurídica nacional, uma vez que coroa o trabalho conjunto de diversas entidades em prol do aprimoramento do ensino do Direito no País. “Por meio da outorga do Selo de Qualidade OAB Recomenda, um decisivo passo é dado em direção ao aperfeiçoamento da cultura jurídica. Chegamos com êxito e orgulho à nossa Sexta Edição. É, para mim, uma honra ser parte dessa construção”, declarou.

TRADIÇÃO
Com mais de 40 anos de história, o bacharelado em Direito do UniToledo é o mais tradicional e conceituado da região. Recorde de aprovação em diversas edições da OAB, a graduação continua a passar por inovações. Exemplo disso, é o investimento em infraestrutura para atividades práticas. Os alunos do curso de Direito contarão com novo Núcleo de Prática Jurídica, onde poderão realizar atividades práticas simuladas.

Ainda em processo de finalização, o espaço está sendo construído para possibilitar uma ampliação do aprendizado e inovação. Conforme o coordenador do curso, Renato Alexandre da Silva, o espaço visa tornar a prática da atividade profissional o mais próximo da realidade possível para os alunos.

O ambiente é uma sala de aula laboratório multifuncional, com mobília adaptada, onde os universitários poderão realizar simulações de audiências. As aulas desenvolvidas possibilitam ao aluno compreender o funcionamento real das atividades exigidas pelo mercado de trabalho e vivenciá-las por meio de encenações de casos, realizando ações como tribunal do júri e mesa redonda.

Além da infraestrutura, tradição, aprovação, empregabilidade e corpo docente qualificado, o curso é conhecido pela realização do maior evento jurídico do interior paulista: o Fórum Jurídico UniToledo, que em 2018 teve sua 15ª edição, recebendo palestrantes renomados da área no Brasil e no exterior para discutirem temas atuais relacionados ao Direito.

EXTENSÃO
O UniToledo também permite que os alunos exerçam a prática profissional durante a graduação prestando serviços à comunidade. Parte dessas atividades de extensão são realizadas por meio do escritório de Assistência Jurídica Gratuita “Dr. Mauricio Toledo” que atende a comunidade carente com orientação e encaminhamentos, consultoria e assessoria com postulações pertinentes aos casos, desde que dentro da área de Direito de Família e Sucessões. O serviço é gratuito e oferecido pela instituição desde 1995.

Outras práticas de extensão são realizadas por meio do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos – Unidade UniToledo), que oferece a conciliação e a mediação aos cidadãos, como forma de resolver conflitos. A equipe presta também orientação sobre serviços de cidadania, como onde buscar orientação jurídica, psicológica e de assistência social diante das situações vivenciadas pelo indivíduo, entre outros serviços. O atendimento também é gratuito e oferecido a qualquer morador.

CONQUISTAS
O Selo de Qualidade OAB Recomenda é uma entre as importantes conquistas obtidas pelo Centro Universitário Toledo. Entre elas está a nota máxima no recredenciamento institucional realizado pelo MEC (Ministério da Educação). A avaliação confirma a competência das instituições em oferecer cursos de nível superior e reafirma a categoria na qual o estabelecimento se enquadra.

A escala de notas varia de 1 a 5. O UniToledo conquistou o conceito institucional 5, não só mantendo a categoria de centro universitário como também alcançando o patamar das melhores instituições do país. O UniToledo recebeu também outras duas notas 5 (máxima) do Ministério. Dessa vez, foi o credenciamento para o oferecimento de cursos na modalidade EAD (Ensino a Distância) e na oferta do curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos.