Coordenadora de Gestão em Recursos Humanos, Juliene Leoni, comenta a demanda pelo profissional da área

Vitória Frederico

O curso de Gestão em Recursos Humanos do UniToledo traz uma formação sólida nas teorias e bases da gestão de pessoas além de uma formação que prepara o aluno para as inovações do mercado. A professora e coordenadora da graduação, Juliene Leoni, explica que a Gestão de RH de uma empresa, atualmente, vem ganhado cada vez mais importância.

“Avaliar as qualidades de cada funcionário e desenvolver suas potencialidades para melhor posicioná-lo na empresa é o principal papel do setor de recursos humanos (RH), uma das áreas mais valorizadas pelo mercado de trabalho”, afirma.

O profissional de Recursos Humanos pode optar por uma atuação generalista, em que será responsável por várias tarefas da Gestão de RH, ou decidir especializar-se em uma das muitas áreas como: recrutamento e seleção; departamento pessoal; treinamento e desenvolvimento; remuneração, benefícios e áreas de atuação; consultoria de recursos humanos. O ambiente empresarial se deu conta da importância de gerenciar bem o recurso mais importante das empresas, as pessoas.

TENDÊNCIAS
“O segredo é seguir as tendências. Acompanhe o mercado, esteja atento ao que acontece ao redor e procure sempre estar à frente do seu tempo”, diz a coordenadora. Todos os empreendimentos necessitam de funcionários capacitados e gestores competentes para trabalharem em seus negócios, tornando vital o papel do RH como intermediário entre empregadores e empregados.

A coordenadora reforça que tal necessidade não é exclusiva de um ou outro segmento, pois praticamente todos os setores precisam de um RH firme e atuante que dê conta das demandas de seus setores. Isso inclui os ramos de serviços financeiros; tecnologia; publicidade; advocacia; setor público. O mesmo é válido para os portes dos negócios que necessitam de profissionais de RH, abrangendo pequenas, médias e grandes empresas.

GESTÃO EFICIENTE
“O mercado para este tecnólogo está em alta. Com a crise econômica, as empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade”, comenta Juliene.
Com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento.

O perfil do profissional da área de RH que obtém sucesso no mercado de trabalho começa com uma graduação sólida em relação aos conhecimentos em Recursos Humanos, conforme a coordenadora. Ela esclarece que, além da sua formação, o profissional deve saber fazer a gestão do tempo, ser comunicativo, estar motivado e ser motivador na empresa onde trabalha além de ser inovador buscando as novas técnicas e novas formas de gestão de pessoas.