Professoras e alunas de Direito participam de um dos mais importantes encontros nacionais de pesquisa científica jurídica

Mariana Páscua

Professora e acadêmicas do curso de Direito do UniToledo participaram do XXVIII Encontro Nacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito). Com o tema “Constitucionalismo crítico, políticas públicas e desenvolvimento inclusivo”, o evento, realizado este ano em Goiânia (GO), é considerado um dos mais importante de pesquisa científica em Direito. A professora Leiliane Rodrigues da Silva Emoto esteve presente no evento junto com as alunas Camila Pereira Pinto e Luísa Silva Soares, do 5° e 6° semestre da graduação.

De acordo com a professora, o encontro incentiva e promove os estudos jurídicos e possibilita que os discentes de graduação e pós-graduação apresentem os resultados das pesquisas realizadas nas instituições de ensino superior. “A participação em um evento nacional e internacional como o Conpedi comprova o comprometimento do UniToledo com o ensino, a pesquisa e a extensão. O envolvimento do corpo docente, juntamente com os discentes com a pesquisa atesta a seriedade do ensino de qualidade oferecido em nossa instituição”, afirma.

Além disso, a docente afirma que por meio do evento o acadêmico tem a oportunidade de entender que a ciência jurídica é realizada por meio de um conjunto de conhecimentos que abarcam o ensino técnico de código e doutrina. Há ainda o contato com a pesquisa jurídica e com as temáticas mais atuais da área.

CONHECIMENTO
Para Luísa, a experiência de participar de um evento desta proporção traz um conhecimento que nenhum outro ambiente é capaz de proporcionar. “Você tem contato com ideias inovadoras, mentes de todos os cantos do país pensando de forma única e criativa.” Segundo ela, as pessoas que palestraram no evento ou fizeram exposição de alguma pesquisa são politizadas, provocativas, críticas e dedicam sua vida ao estudo. “Elas sabem do que estão falando, e em um momento que nós temos tantas informações falsas circulando nas redes sociais, é bacana sentar e ouvir a opinião de alguém que dedica sua vida ao estudo”.

Já Camila considera que a presença no encontro é muito significativa pela possibilidade de conhecer diversos professores de mestrado, doutorados, pesquisadores. “É sempre bom ter contados, principalmente, para futuramente ingressar um mestrado ou doutorado. Aprendemos bastante, principalmente nos fóruns, sobre temas que nunca tínhamos pensado sobre”.

A participação das alunas no evento foi realizada por meio de um banner com tema envolvendo o sistema carcerário feminino. “Eu volto de lá com muita animação para participar de futuros eventos, com uma avalanche de ideias para novos projetos e também com várias amizades que eu fiz ao longo do evento, com estudantes e professores de todo o país. Sou também muito grata pela professora Leiliane Emoto, que carinhosamente aceitou orientar o trabalho que eu e minha colega apresentamos no evento”, afirma Luísa. A universitária ressalta ainda a contribuição do UniToledo em suas experiências acadêmicas.

“O UniToledo teve uma imensa contribuição para que eu pudesse estar lá no Conpedi. Nos dois anos passados eu apresentei projetos no ENPEX, evento promovido pela instituição. Para mim isso foi decisivo. Participar dos eventos do UniToledo me preparou para estar lá.” Ela acredita que a biblioteca e o apoio dos professores também contribuíram para a conquista.