Concurso do Concreto de 2019, realizado pela turma de Engenharia Civil, tem vencedores

Vitória Frederico

Uma equipe formada por seis alunos do 1º semestre de Engenharia Civil do UniToledo venceu a edição de 2019 do Concurso do Concreto. O grupo melhor avaliado na competição foi composto pelos acadêmicos Brenda Cristina da Silva, Gabrielly Nathaly de Souza, Felipe Queiros Quesada da Silva, Flávio Guilherme Elias, Luiz Guilherme Matias Borges, e Michel Silvestre de Souza. Fora os campeões, mais seis times competiram.

A última etapa do concurso foi realizada na última quinta-feira (25), sob a orientação da professora e coordenadora do curso, Aline Botini. Os sete grupos participantes fizeram pesquisas sobre como produzir um traço de concreto, executar a massa e moldagem do corpo de provas. Por fim, eles colocaram em prática os conceitos adquiridos na aula de laboratório. Os alunos deveriam desenvolver um traço que chegasse a uma resistência igual ou superior a 28 MPa.

ETAPAS
O concurso foi composto por quatro etapas: pesquisa, elaboração do traço e moldagem de dois corpos de prova, três ensaios dos corpos de prova para obtenção da resistência de cada um e por fim, a premiação. “Essa prática contribui para que os alunos iniciem sua vida acadêmica com pesquisa, prática e por fim apresentarão um artigo nos padrões da norma, possibilitando aos mesmos tanto o envolvimento em laboratório como também ferramentas de pesquisa conceitual”, comenta a coordenadora.

Uma das integrantes do grupo vencedor, Gabrielly Nathaly de Souza conta que a grande contribuição para seu grupo vencer foi o interesse dos colegas em ir ao LEC (Laboratório de Engenharia Civil) e buscar informações práticas. “Fazer testes prévios e conversar com o técnico Antônio Carlos Vilella, nos deu a experiência de vivenciar com antecedência todas as percepções e dificuldades dessa atividade”, conclui a aluna.

A atividade contou também com a participação a auxílio dos alunos do 9º semestre Antônio Carlos e Thales e o Aluno Wlamir.