#Notícias Unitoledo
 
 

Concurso do Concreto de 2019, realizado pela turma de Engenharia Civil, tem vencedores

Vitória Frederico

Uma equipe formada por seis alunos do 1º semestre de Engenharia Civil do UniToledo venceu a edição de 2019 do Concurso do Concreto. O grupo melhor avaliado na competição foi composto pelos acadêmicos Brenda Cristina da Silva, Gabrielly Nathaly de Souza, Felipe Queiros Quesada da Silva, Flávio Guilherme Elias, Luiz Guilherme Matias Borges, e Michel Silvestre de Souza. Fora os campeões, mais seis times competiram.

A última etapa do concurso foi realizada na última quinta-feira (25), sob a orientação da professora e coordenadora do curso, Aline Botini. Os sete grupos participantes fizeram pesquisas sobre como produzir um traço de concreto, executar a massa e moldagem do corpo de provas. Por fim, eles colocaram em prática os conceitos adquiridos na aula de laboratório. Os alunos deveriam desenvolver um traço que chegasse a uma resistência igual ou superior a 28 MPa.

ETAPAS
O concurso foi composto por quatro etapas: pesquisa, elaboração do traço e moldagem de dois corpos de prova, três ensaios dos corpos de prova para obtenção da resistência de cada um e por fim, a premiação. “Essa prática contribui para que os alunos iniciem sua vida acadêmica com pesquisa, prática e por fim apresentarão um artigo nos padrões da norma, possibilitando aos mesmos tanto o envolvimento em laboratório como também ferramentas de pesquisa conceitual”, comenta a coordenadora.

Uma das integrantes do grupo vencedor, Gabrielly Nathaly de Souza conta que a grande contribuição para seu grupo vencer foi o interesse dos colegas em ir ao LEC (Laboratório de Engenharia Civil) e buscar informações práticas. “Fazer testes prévios e conversar com o técnico Antônio Carlos Vilella, nos deu a experiência de vivenciar com antecedência todas as percepções e dificuldades dessa atividade”, conclui a aluna.

A atividade contou também com a participação a auxílio dos alunos do 9º semestre Antônio Carlos e Thales e o Aluno Wlamir.