Estão abertas as inscrições para programa que oferece bolsas de intercâmbio em universidades ibero-americanas

Vitória Frederico

Já pensou em estudar parte do curso superior em outro país? O Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades proporciona a oportunidade de intercâmbio na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Porto Rico, Peru e Uruguai. A edição 2019 da iniciativa está com inscrições abertas. A participação é voltada para alunos de instituições que, como o Centro Universitário Toledo, firmaram parceria com o Banco Santander, realizador do programa.

Este ano, foi disponibilizada uma bolsa para acadêmico do UniToledo, com o objetivo de proporcionar o acesso a culturas estrangeiras, realizando cursos em renomadas universidades ibero-americanas. Será possível se inscrever até 7 de agosto por meio do site do programa.

O intercâmbio será realizado no período de um semestre. A permanência na universidade de destino deverá ocorrer até o segundo semestre do ano subsequente, respeitando os prazos estipulados nos convênios específicos. O Banco Santander oferecerá ao selecionado bolsa equivalente ao valor de R$ 12.630,90, correspondente a € 3.000,00.

Uma comissão de seleção avaliará os candidatos a partir dos seguintes critérios: desempenho acadêmico, adequação entre o curso do acadêmico e aquele para o qual pretende se matricular na universidade estrangeira;  resultado de entrevista.

Após a inscrição, os participantes deverão apresentar na pró-reitoria acadêmica do UniToledo até o dia 8 de Agosto, uma relação com até três instituições de ensino estrangeiras de seu interesse juntamente a cópia da ficha de inscrição realizada no site Santander; nome da instituição de ensino; país e cidade da instituição de ensino; curso no qual pretende se matricular; matriz curricular do curso de interesse (se disponível).

As entrevistas ocorrerão no período de 14 a 16 de Agosto. Confirma mais informações no edital completo.