Alunos selecionados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas em 2018 embarcam para Europa no 2° semestre

Verônica Martin

Os alunos selecionados no ano passado pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas, uma parceria do Centro Universitário Toledo com o Banco Santander, Gabriela Clemente Dias, 21, e Bryan Alan Belati Pinheiro, 18, partirão para a Europa no segundo semestre de 2019. Lá. eles irão cursar parte da graduação durante seis meses em universidades conceituadas escolhidas pelos próprios acadêmicos.

A edição de 2019 do mesmo programa está com inscrições abertas. A participação é voltada para alunos de instituições que, como o Centro Universitário Toledo, firmaram parceria com o Banco Santander, realizador do programa.  Será possível se inscrever até 7 de agosto por meio do site do programa.

Pinheiro partirá para a Universidade de Navarra, na Espanha, na última semana de agosto. Gabriela embarcará no início de setembro para Portugal, com a Universidade de Porto como destino final. O aluno de Jornalismo conta que escolheu a universidade na Espanha por ser reconhecida como uma das melhores universidades de Comunicação do mundo. Ele optou pelas disciplinas de Pós-produção Audiovisual, Comunicação Multimídia e Reportagem de TV por não poder estudá-las no Brasil. A intenção é aumentar o próprio repertório profissional.

ESCOLHAS
Pinheiro conta ainda que sua escolha foi baseada em dois motivos: conseguir agregar mais conhecimento e poder colocar em prática projetos pessoais, como a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso. Ele planeja montar um documentário sobre problemas que assolem diferentes nações do mundo. Como projeto pessoal, o aluno tem como objetivo  criar e desenvolver uma plataforma voltada para a reportagem multimídia, com diferentes tipos de linguagem, galeria de fotos, hiperlinks, gráficos interativos, sites específicos para cada matéria, criando narrativas digitais e as três matérias que escolheu o auxiliariam no caminho do projeto pessoal.

Já Gabriela lembra que desde a pré-seleção de matérias a disciplina que mais lhe interessava era Direito da União Europeia. “Pretendo aplicar o conteúdo em questão que valorize ainda mais meu currículo”. Para a aluna, essa oportunidade irá beneficiar em todos os âmbitos de sua vida, seja no profissional, acadêmico e pessoal, proporcionando bagagem cultural. “Acredito que esse intercâmbio me fará amadurecer. É certo que me proporcionará oportunidades no âmbito profissional , mas, em primeiro lugar, tenho em mente aproveitar como aluna e jovem, conhecer novas culturas, pessoas, lugares e história”.

PREPARAÇÃO
Os alunos passam por um projeto de preparação para a viagem, o que envolve desde a separação da documentação necessária até entrar em contato com outros alunos, intercambiários e nativos. “Entrei em contato com alguns alunos do programa de bolsas do Santander que irão no mesmo período que eu”, conta Gabriela.

Pinheiro conta que sempre teve o sonho de fazer um intercâmbio e que essa oportunidade veio em um momento propicio. “Estou cursando a graduação, já estou trabalhando na área. É muito bom e não teria um momento melhor”. O aluno pesquisou sobre o local onde estudará, conversou com diversos alunos que também vão para o intercâmbio na Espanha, por meio de grupos de conversa e por meio de uma live realizada pelo banco Santander. “O banco promoveu um evento na sede em São Paulo com transmissão ao vivo com dicas de viagens e, no chat da live, o pessoal, que iria pra Espanha se juntaram e criaram um grupo pra tirar dúvidas”.

Sobre suas expectativas, o aluno acredita que o intercâmbio ajude a amadurecer suas ideias e ajude a desenvolver um modelo de negócio voltada para a área do jornalismo e proporcionar crescimento pessoal, “essa viagem vai me transformar como cidadão, conhecer novas pessoas e sua histórias de vida, o que pensam pro futuro, como querem viver, como querem se relacionar e que eu possa agregar um pouco de cada pessoa na minha experiência e na minha formação como cidadão e como jornalista qualificado”.