As inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) estão abertas até o dia 1º de julho

Vitória Frederico

As inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) referentes ao segundo semestre de 2019 abrem nesta terça-feira. O programa do Ministério da Educação é destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos não gratuitos. O período para se inscrever termina no dia 1º de julho.

Podem participar estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os requisitos incluem renda per capita de até 3 salários mínimos, ter feito o ENEM a partir de 2010, alcançado uma média mínima de 450 pontos nas provas, sem zerar a redação.

Durante o período de duração do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150 (cento e cinquenta reais), referente aos juros incidentes sobre o financiamento. O resultado será divulgado em 9 de julho. Entre os dias 10 e 12 será realizada a complementação da inscrição. O período da lista de espera compreenderá o intervalo entre 15 de julho e 23 de agosto.

Para realizar a inscrição, o aluno precisa acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. Logo após receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para a validação do seu cadastro. Também é possível fazer uma simulação do financiamento no site oficial do programa.