Alunos dos cursos de Engenharia têm palestra e atividade prática voltadas para a mecanização agrícola

Vitória Frederico

Nesta última quarta-feira (13) o profissional da empresa D Carvalho, Comércio de Máquinas e Implementos Agrícolas, João Paulo Freitas de Souza, ministrou uma palestra para os alunos do curso de Engenharia Agronômica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do UniToledo.

A empresa é representante da marca John Deere e atua na região de Araçatuba, Penápolis, Auriflama, Andradina, Dracena e Presidente Prudente há 25 anos.

O tema da palestra foi “Tratores Constituintes e Manutenção”, que de acordo com o palestrante, é de total relevância para o futuro profissional do formando. Um dos motivos para isso é o fato de que a região abrange mais de 20 usinas sucroalcooleira. Todas possuem grande quantidade desses equipamentos que foram apresentados aos alunos. Conhecer suas funcionalidades e saber como identificar pontos de gestão, manutenção, operação e performance desses equipamentos, pode garantir a vaga do profissional no mercado.

“O mercado esta saturado de profissionais em busca de emprego, porém, o mercado também esta em grande déficit de pessoas bem preparadas, estudadas, com atitude para fazer a diferença! Temos de ter postura profissional e deixar de lado nosso comodismo”, comenta João Paulo.

Os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as atividades desenvolvidas na palestra de forma prática e inovadora. O ponto mais significante a todos os envolvidos (professores, alunos e empresa) de acordo com o professor coordenador, Daniel Carvalho Leite, é saber dos convênios entre os envolvidos com apoios a aulas práticas, visitas técnicas e pesquisa.