Alunos do curso de Administração do UniToledo desenvolvem pesquisa como “Clientes Ocultos” em supermercado de Araçatuba

André Ferreira

Os alunos dos 3º e 7º semestres do curso de Administração do UniToledo realizaram pesquisa como “Clientes Ocultos” nas lojas dos Supermercados Rosa Felipe de Araçatuba.  Foram realizadas 20 visitas, em diferentes dias e horários dos meses de junho e julho de 2019, com objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados.

A pesquisa fez parte de um projeto de extensão proposto pela coordenadora do curso  Juliene Leoni, e está vinculado ao grupo de pesquisa “Empreenda UT” que tem a liderança a professora orientadora Rosana Corrêa.

PRÁTICA

De acordo com Corrêa, a pesquisa proporcionou aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como contribuir para a melhoria dos negócios do município, completando, assim, a tríade “Ensino, Pesquisa e Extensão” fundamental na formação acadêmica dos futuros profissionais.

“Os resultados da pesquisa foram entregues, em forma de relatórios, aos proprietários do supermercado. O próximo passo será um encontro dos acadêmicos com os dirigentes para um café, no qual serão discutidas as novas estratégias de gestão empresa”, conta Corrêa.

CLIENTE OCULTO

Utilizado por empresas de pesquisa de mercado o “Cliente Oculto” tem o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados. Acontece por meio de visitas reais em empresas sem que a identidade desse cliente seja revelada. Os avaliadores se passam por clientes comuns e utilizam ferramentas como: questionário, roteiros de observação, fotos e gravações em áudio e vídeo.