Alunos de Engenharia Agronômica do UniToledo desenvolvem trabalho com cultivo hidropônico

Mariana Páscua

Os alunos do 1° semestre do curso de Engenharia Agronômica do UniToledo, desenvolveram o cultivo de hortaliças por meio da Hidroponia. De acordo com o professor, Diego Bittencourt, a Hidroponia permite cultivar plantas sem solo, na qual as raízes absorvem uma solução nutritiva balanceada, de acordo com as necessidades de desenvolvimento da planta.

O trabalho foi realizado com o auxílio de um ex-produtor de verduras hidropônicas e desenvolvido pelos alunos em suas residências. Divididos em grupos, os acadêmicos desenvolveram a estrutura e todo o cultivo por meio de pesquisas, testes e correções de erros. Os resultados foram apresentados na praça universitária Afonso Toledo.

Dentre os benefícios da hidroponia, destaca-se a economia de água no cultivo, a redução do tempo de produção e maior qualidade do alimento, devido à redução drástica da quantidade de agrotóxicos que são utilizados na produção.

O aluno Murillo Bonfietti, realizou na atividade o cultivo de rúcula e alface, ele afirma que por meio da atividade, despertou o interesse em prosseguir com o cultivo. “Comecei desenvolver esse cultivo pelo trabalho, cerca de dois meses atrás, porém fiquei completamente interessado e apaixonado pelo sistema que decidi continuar o cultivo, porém dessa vez com mais bancadas, irei produzir tanto para o consumo quanto para ter como fonte de renda”.

A atividade dialoga com as disciplinas de “Química Geral”, ministrada pelo professor Diego Bitencourt e “Geometria Analítica” do docente Silvio Cecato. O intuito é o de que além das exposições, os alunos desenvolvam pesquisas acadêmicas e apresentem soluções para as dificuldades encontradas na produção.