Alunos de Arquitetura e Urbanismo do Escritório Modelo apresentam projeto do Parque Urbano Municipal de Araçatuba

Vitória Frederico

Na terça-feira 29 de outubro de 2019, na prefeitura municipal de Araçatuba, ocorreu a apresentação do projeto “Parque Urbano Municipal”. O projeto está sendo liderado pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Araçatuba e planejado pelo Escritório Modelo, composto por alunos de Arquitetura e Urbanismo do UniToledo.

O trabalho teve início no ano de 2018 com a colaboração dos alunos do 4º ano do curso de Engenharia Civil do UniToledo que desenvolveram uma planilha com o orçamento a pedido da prefeitura. Em maio deste ano, o secretário municipal de Planejamento Urbano da prefeitura, Tadeu Consoni, convidou os integrantes do projeto para solicitar uma revisão orçamentaria, de acordo com a verba disponibilizada para a realização do projeto.

Logo, os alunos de Arquitetura e Urbanismo, participantes do Escritório Modelo UniToledo redesenharam este projeto. Eles realizaram um levantamento das ruas internas do zoológico, o que poderá ser mantido, o que deverá de ser pavimentado e a manutenção das raízes expostas das árvores.

Os acadêmicos se reuniram também com o Biólogo da secretaria do Meio Ambiente de Araçatuba, Marcelo Oliveira, para mais informações sobre o que não poderia faltar no projeto. O “Parque Urbano Municipal”, além de um parque urbano, será também um centro de proteção aos animais silvestres.

“Serão ambientes murados, não mais abertos à visitação e com o propósito de ter educação ambiental, com visitas de escolas pré-agendadas, garantindo assim o bem estar de todos”, conclui a coordenadora do curso Ana Paula Cabral Sader.