Alunos das Engenharias usam conhecimentos científicos para construir barco de papelão em 1st CDIO Challenge UT

André Ferreira

Construir um barco de papelão pode parecer parte de um jogo lúdico, porém para equipes formadas por turmas das Engenharias do UniToledo a atividade foi um desafio baseado em conhecimento adquirido durante as aulas. Mais precisamente, eles utilizaram o aprendizados das disciplinas Projeto Integrador I, Cálculo I, Física I, e Desenho Técnico.

Os acadêmicos participaram do 1st CDIO Challenge UT (1° Desafio Conceituar-Desenhar-Implementar-Operar UniToledo, em português), que ocorreu como fechamento do projeto integrador desenvolvido pelos alunos do 1º semestre. Na atividade, os acadêmicos construíram barcos navegáveis em tamanho real com papelão, além de partes fixadas e impermeabilizadas com placas de papelão ondulado, cola branca, verniz ou tinta.

As equipes foram definidas pelos professores responsáveis e coordenadores dos cursos das Engenharias, que após a conclusão do projeto avaliaram os barcos desenvolvidos desde os detalhes da construção até a prova de desempenho. Cada equipe foi composta por seis integrantes. Para cada barco, apenas três tripulantes foram selecionados pelo grupo para participarem das provas de desempenho.

A aluna Gabriela Martins Nogueira do curso de Engenharia Mecânica contou que sua equipe levou três meses para concluir seu barco. “Dividimos a construção em três partes, a primeira foi os cortes e colagem das camadas, a segunda foi a colagem das peças e o formato do barco e a terceira passar verniz, deixa-lo mais impermeável possível e finalizar a construção”.

Para Gabriela, além de entender na prática questões de física e cálculo, aprender a trabalhar em grupo e superar as dificuldades da distância entre os integrantes, a integração entre os colegas das Engenharias foi muito importante. “Saber lidar com pessoas, dividir atividades, se comunicar, profissionalmente e pessoalmente isso é essencial”, concluí.