Aluno de Engenharia Civil do UniToledo estagia em obra de grande supermercado em Araçatuba

Vitória Frederico

O aluno do 9º semestre do curso de Engenharia Civil do UniToledo, Marcos Guilherme Iarossi Caceres já acumula experiências em projeto de construção civil em um estabelecimento de destaque. O acadêmico morava em Mirandópolis e se mudou para Araçatuba para estagiar na obra da Loja 4 dos Supermercados Rondon, fazendo o acompanhamento da execução de fundação e montagem da estrutura do projeto.

O trabalho foi feito para a empresa ESG Engenharia que é responsável pelo gerenciamento da execução de toda parte de fundação e estrutura pré-moldada da obra, por sua vez desenvolvida pela empresa Pré-moldados Panorama.

O acadêmico acompanha desde o projeto de armaduras, montagem de fôrmas até a concretagem de vigas baldrames, estacas e blocos de coroamento, novamente certificando que tudo esteja de acordo com seus respectivos projetos.

Ele foi indicado por um colega de classe que também faz estágio no mesmo espaço. Logo depois da indicação, Caceres foi chamado para fazer uma entrevista com o engenheiro responsável e assim foi contratado.

O aluno conta que estar vivendo a prática do que se aprende na teoria é experiência fenomenal. Para ele, a prática gera também mais confiança para tomar decisões no estágio.
“Sem dúvidas, o curso me preparou e ainda me preparar para o mercado de trabalho, com a parte teórica e prática em sala e o contato com profissionais e professores que auxiliam muito em como lidar em determinadas situações”, declara o acadêmico.

O aluno aconselha os novos alunos do curso de Engenharia Civil a não terem medo de ir atrás, aprender fora da sala e mostrar interesse. “Façam visitas técnicas em qualquer obra e adquiram experiência, pois com a teoria e a experiência muitas portas no mercado de trabalho serão abertas”, conclui.