Alunas de Estética e Cosmética homenageiam alunas e colaboradoras com serviços e orientações em Dia da Mulher

Rafaela Tavares

As acadêmicas do curso de Estética e Cosmética aproveitaram o Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira (8), para homenagear alunas, professoras e colaboradores do UniToledo e gerar conscientização sobre cuidados dermatológicos. Elas transitaram pelo campus, oferecendo serviços, tratamentos, e orientações.

De acordo com o coordenador da graduação, Everson Stábile, as estudantes foram responsáveis por todas as ações. “Nós, professores, estamos só supervisionando. Todas as atividades são realizadas por elas.” O laboratório de Estética e Cosmética, localizado no subsolo do prédio 3 do centro universitário, recebeu professoras e colaboradoras da instituição. Alunas do 5º ano do curso realizaram massagens relaxantes, tonificação facial e hidratação de pele nas homenageadas. O local também foi sede de um café oferecido pelas acadêmicas às colaboradoras.

MAQUIAGEM
Em parceria com a marca Avon, o curso ofereceu também maquiagem gratuita para estudantes que passaram pelo térreo do prédio 3. Segundo a aluna Eloisa dos Santos, que participou da ação com a aplicação de maquiagem, o ato tinha como objetivo elevar a autoestima das mulheres atendidas. “Usamos vários produtos para fazer algo simples, mas que valorizasse as alunas. E a gente aprende com o que praticamos, criamos mais habilidades. O aprendizado é fundamental.”

Outro grupo de alunas de Estética e Cosmética distribuiu amostras de protetores solares e panfletos informativos sobre o uso correto e adequado da fotoproteção. Segundo a aluna Mirella Carvalho Alcântra, do 1º semestre do curso, uma das envolvidas na ação, a proteção solar previne manchas e o envelhecimento precoce. “Além de aprender, nós interagimos com as pessoas e as ajudamos a despertarem para os cuidados essenciais.”

AVALIAÇÃO
A aluna Laís Andrade, do 5º semestre da graduação, fez parte da equipe que ofereceu avaliação dermatológica para estudantes da instituição. Com um uso de um aparelho específico para o teste, as acadêmicas verificaram a quantidade de água e óleo na pele das pessoas. O exame permite dizer se há equilíbrio ou excesso dos elementos e, com isso, fornecer orientações sobre cuidados.

Ela explica que se a pele for muito oleosa, é necessário realizar a lavagem três vezes ao dia com um sabonete próprio para esse tipo de pele, usar protetor solar a base de gel e um hidratante apropriado. Caso a pela estiver seca, a hidratação é o cuidado essencial. “A ação é uma forma de a gente não só aplicar o conhecimento adquirido em aula, como também passa-lo para outras pessoas, divulgar o quanto esses cuidados com a pele são importantes.”