Aluna egressa de Nutrição é aprovada no mestrado pelo programa de pós-graduação multicêntrico em Ciências Fisiológicas

Ana Carolina Castro Assis

O desejo de todo acadêmico récem-formado é ter sucesso no mercado de trabalho. Quando há dedicação e determinação durante a vida universitária, os melhores frutos são colhidos. A aluna egressa do curso de Nutrição do Unitoledo, Núbia Ramos Carvalho, foi aprovada recentemente no mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). A linha de pesquisa escolhida pela graduada é em Fisiologia Endócrina.

Segundo Núbia, a vontade de ser uma nutricionista não surgiu de imediato, sendo essa a sua segunda opção de curso. “Finalizei o ensino médio em 2014 e prestei Química na UNESP, no câmpus de Rio Preto. Porém, comecei a perceber que não era aquilo exatamente que queria para o resto da minha vida. Decidi prestar o vestibular do Unitoledo, coloquei Engenharia Química como primeira opção e Nutrição como a segunda. Hoje vejo que acertei em cheio em minha escolha”, afirma.

Ela recebeu o grau em bacharel em Nutrição no final de 2020 e declara que sua trajetória na universidade foi emocionante. “Como vim de outra faculdade, tive contato com situações diferentes de uma instituição de ensino superior particular. Nos primeiros dias, fiquei frustrada e pensei em desistir da graduação, mas logo assumi liderança de sala e entrei para o diretório junto com minha amiga Beatriz Felipini para conseguir colocar-me nos eixos. A coordenadora de Nutrição do Unitoledo, a professora doutora Adriane Lemos, segurou minha mão e disse para não desistir desse sonho. Foi graças a ela e os professores do curso que cheguei onde estou”, declara.

Núbia ainda conta que as aulas práticas fizeram toda a diferença na vida acadêmica. “Serviram para mostrar que a teoria é incrível e tem que tentar ser aplicada ao máximo. Porém, a realidade é complicada e obriga que nós, futuros profissionais, demonstramos se realmente sabemos e se temos caráter para isso”, ressalta.

O curso de Nutrição do Unitoledo proporciona oportunidades teóricas e práticas para os estudantes. Por meio da formação sólida, pautada na pesquisa, no ensino de qualidade e na extensão que o aproxima do público, o(a) bacharel(a) em Nutrição desenvolverá as habilidades necessárias para atuar na nutrição clínica, hospitalar e personalizada, e ensinar o real significado da alimentação saudável.

A recém aprovada no mestrado pede para os veteranos e calouros aproveitarem os melhores momentos da graduação. “É necessário pensar além das aulas teóricas e práticas. Viver o curso e aproveitar o que ele oferece é fundamental. Aproveitar os eventos, pesquisar sobre outros alunos egressos e os professores do curso, pois eles têm grandes ensinamentos que serão transmitidos”, finaliza.