Fotografia 
 
 
 
 

O fotógrafo profissional se distingue do amador por dominar máquinas, lentes e filmes, bem como técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem do que vai ser fotografado, seja uma pessoa, um objeto ou uma paisagem.

Precisa também conhecer as várias tecnologias digitais de tratamento e manipulação de imagens e deve se manter constantemente atualizado, pois novas ferramentas são lançadas a todo momento.

A maior parte dos fotógrafos trabalha com câmeras profissionais digitais, mas é preciso ter o domínio também do uso de outras tecnologias.

O bom profissional conhece várias linguagens fotográficas, mas é possível se especializar em um estilo, como o jornalístico, o documental, o artístico ou o comercial. Ele atua em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema, em agências de publicidade ou como autônomo.

 
DESCRIÇÃO DO CURSO
 Curso Superior de Graduação

Modalidade: Tecnólogo

Capta imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em preto e branco ou coloridas. Opera câmeras fotográficas, equipamentos e acessórios. Atende a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, publicitários, documentais, editoriais, turísticos, comerciais, industriais, científicos, arquitetônicos, de eventos, de moda, de decoração. Revela e retoca negativos em película. Especifica câmeras e equipamentos fotográficos. Restaura fotografias. Realiza, amplia e retoca fotografias em papel. Manipula e trata imagens obtidas por processos digitais. Dirige equipes de produção fotográfica e/ou produz as fotos que requerem esse tipo de abordagem. Planeja a atuação de equipes em eventos. Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
Campo de atuação: Empresas de comércio de equipamentos fotográficos. Empresas cinematográficas e televisivas. Empresas de comunicação, publicidade e propaganda. Empresas de eventos. Empresas jornalísticas. Estúdios fotográficos. Laboratórios especializados. Órgãos públicos. Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Turno

Noturno

Carga horária

2.400 Horas/Aula

Duração

2 anos - No mínimo 4 e máximo 7 semestres letivos

Regime

Seriado semestral