Dança 
 
 
 
 

O profissional de dança pode criar e dirigir espetáculos de dança e musicais para teatro, cinema ou TV. Em qualquer uma dessas atividades, ele emprega os movimentos corporais, executados de maneira rítmica e ao som de música, com a finalidade de narrar uma história ou expressar uma ideia ou emoção.

O profissional pode trabalhar, ainda, especificamente em coreografa, definindo os passos e os movimentos que os bailarinos devem executar no palco. Hospitais, centros de recuperação de acidentes e até instituições penais costumam contratar este profissional para ajudar na recuperação e na reintegração de adolescentes, crianças e pessoas deficientes.

Possibilidades de atuação
Bailado: interpretar um papel em um espetáculo de dança individual ou coletivo.
Coreografia: planejar e definir a sequência de movimentos que serão executados pelos bailarinos.
Direção: criar e coordenar apresentações de dança, selecionar e dirigir dançarinos e definir (com assistentes) a cenografia, os figurinos e a iluminação do espetáculo.
Expressão corporal: fazer treinamentos e dar oficinas de técnicas corporais de desinibição (em empresas, hospitais, clínicas, escola de atores, etc).
Produção: viabilizar a exibição de espetáculos de dança, conseguindo patrocínios, administrando o orçamento e providenciando materiais necessários para a sua realização.

 
DESCRIÇÃO DO CURSO
 Curso Superior de Graduação

Modalidade: Bacharelado

A faculdade de Dança forma profissionais capazes de atuar em qualquer aspecto relacionado a essa forma de arte: bailarinos, pesquisadores, dramaturgos, coreógrafos, produtores e muito mais.
 
O bacharelado em dança prepara profissionais para atuar como bailarinos, coreógrafos ou pesquisadores.
A matriz curricular do curso é composta de disciplinas teóricas, como História da Dança, Expressões Corporais e Estética, e disciplinas práticas, nas quais o estudante tem contato com as mais diversas técnicas de movimentação corporal, como equilíbrio, ritmo, alinhamento ou mesmo o controle respiratório.
O gosto pelas artes, a sensibilidade estética e a criatividade são características comuns a quem lida com a dança. É um trabalho intimamente ligado à expressão corporal, o que exige vontade de explorar os limites do corpo e se comunicar através de movimentos.
Campo de atuação: Clubes, Centros comunitários, Academias e estúdios de dança, Grupos ou companhias de dança, Hotéis, Condomínios, Associações recreativas.

Turno

Noturno

Carga horária

3.240 Horas/Aula

Duração

3 anos - No mínimo 6 e máximo 9 semestres letivos

Regime

Seriado semestral