Alunos do 2º ano do Colégio Toledo se preparam para as Olimpíadas de História

Vitória Frederico

Duas equipes de alunos do 2° ano do Colégio Toledo estão se preparando para participar das Olimpíadas Nacionais de História. Eles estão na primeira parte da competição. As Olimpíadas de História funcionam em etapas, em cada etapa as equipes recebem um conjunto de questões online baseadas na interpretação de documentos e textos. As respostas são analisadas e é gerada uma pontuação, de acordo com essa pontuação medida pela nota de corte, a equipe passa para a próxima fase. São seis fases ao todo, sendo a última presencialmente na UNICAMP.

“A política do Colégio Toledo tem sido a de incentivar os grupos de estudos por áreas e investir no desenvolvimento do aluno aprender na prática através das metodologias ativas. O que é inovador é que os alunos estão cada vez mais se dedicando a buscar os conhecimentos por si mesmos”, comenta o professor de História do Colégio, Cesar Gomes.

Uma das alunas participantes da Olimpíada, Ludmila Alves declara que a equipe está se preparando estudando o conteúdo das questões em casa para depois responder corretamente com todo o conteúdo obtido sobre História do Brasil durante esse tempo.

Pedro Afonso de Souza também faz parte da equipe e comenta como está sendo a experiência de participar das Olimpíadas pela primeira vez. “Participar desse evento é fundamental pois além de nos preparar para o vestibular, nos acrescenta socialmente por estarmos estudando a história de nosso país. O Colégio colabora muito com o material oferecido e o estímulo dos professores”, conclui.