Ex-aluna do Colégio é classificada em vestibular da USP e do IFSP

Verônica Martin

Ex-aluna do Colégio Toledo, Laura Teresa Ricoboni, 18 anos, acumula conquistas como aprovações em universidades.  Ela iniciou seus estudos no Colégio Toledo já no 3º ano do Ensino Médio em 2018. Desde o início do Ensino Médio, a estudante já prestava vestibulares para treinar e, ao longo dos anos, filtrou suas escolhas para universidades. Ela conseguiu ser classificada em duas das universidades com vagas mais concorridas do país: a  USP (Universidade de São Paulo), para o curso de Informática Biomédica, e o IFSP (Instituto Federal de São Paulo), alcançando o 5° lugar no vestibular para o curso de Física.

Laura já se decidiu e ingressará na Universidade de São Paulo, no campus de Ribeirão Preto. Sua decisão foi baseada na grade curricular e na carreira profissional a seguir. “O profissional dessa área vai desenvolver hardwares e programas para a área médica, tanto para potencializar o uso de aparelhos quanto para auxiliar os profissionais da medicina no diagnóstico de pacientes”, afirma. O fato de a USP ser referência também motivou a escolha. Segundo Laura, essa graduação abrange tudo o que ela deseja para o próprio futuro e o que gosta de estudar – a computação e informática atreladas a saúde e biologia.

ENSINO MÉDIO
A ex-aluna era também integrante do Time dos Sonhos, projeto do Colégio Toledo que oferece bolsas para alunos com excelente desempenho escolar. Para ela, conseguir fazer parte do colégio foi engrandecedor. “Fez total diferença em minha formação”. Laura ressalta que foi bem recebida por professores, coordenador e colaboradores. “O Colégio Toledo desenvolve um ambiente muito familiar. Nós alunos nos sentimos muito bem em estar lá.” Na visão da ex-aluna, o Colégio tem o diferencial de ser integrado ao Centro Universitário Toledo e oferecer a preparação para a realidade do ensino superior. Ela enxerga essa proximidade com a vida universitária como muito válida. “Nós temos a oportunidade de conhecer os cursos através de semanas acadêmicas, workshops, fóruns e laboratórios”.

Em sua trajetória pelo colégio Laura destaca alguns momentos e oportunidades que a fizeram ter certeza de quais áreas do conhecimento e graduação deveria escolher, como ser mentora da equipe de robótica, participar de um workshop realizado pelos alunos de Engenharia Elétrica e desenvolver trabalho no laboratório de Análises Clínicas junto com alunos e estagiários de curso de Biomedicina. “Essas oportunidades só me fizeram ter a certeza que era apaixonada pelas áreas da saúde, ciência e tecnologia, o que influenciou na escolha da minha profissão”.

ASSISTÊNCIA
Conforme Laura, o Colégio a ajudou nos momentos de estudo e os suportes oferecidos, como os momentos interdisciplinares de discussão do projeto “Ciclo de debates e o material didático focado em vestibulares, com teorias breves, revisões e exercícios. Outro destaque e diferencial que ela aponta é o apoio psicológico que auxilia em decisões e controle das emoções vivenciadas por vestibulandos.

“Tenho plena certeza que só conquistei essa realização, porque em toda minha vida escolar estive cercada de profissionais de excelência e que sempre acreditaram em mim. No Colégio não foi diferente. Os professores são incríveis e com uma vasta bagagem de experiências. Além das aulas, eles sempre disponibilizavam momentos extras para retirar dúvidas e orientar nossas escolhas”.

Edição: Rafaela Tavares