FIES – Financiamento Estudantil 
 
 
 

Realize seu sonho, ESTUDE COM TRANQUILIDADE e comece a pagar depois de formado

fies
Informe-se no UNITOLEDO

Pessoalmente: 
no Setor FIES/PROUNI

Por telefone:
[18] 3636-7046
ou [18] 3636-7013

Horário de atendimento:
Segunda à sexta-feira,
das 8h às 21h30.
Aos sábados
das 8h às 12h.

“O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação e ter renda bruta familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
“A taxa de juros real é de 0% ao ano, para todos os cursos de graduação. Sendo o FIES corrigido somente pelo IPCA

3º Passo: Validação das informações

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino na qual se encontra matriculado, em até 5 (cinco) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.

Após a validação das informações o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

4º Passo: Contratação do financiamento

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a agência mais próxima de sua residênciaSendo a Caixa Econômica Federal a única Agente Financeira do Programa.

Atenção! Os prazos para validação da documentação na CPSA e para comparecimento na instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados

Condições de Financiamento

Conheça as fases de pagamento do FIES para os contratos firmados a partir deste ano:

Fase de utilização: Durante o período de duração do curso, o estudante deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiados, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

bonus Saiba mais sobre o FIES.